Nagib Salem José Neto tomou posse como secretário municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) em 10 de abril de 2026, nomeado pelo prefeito Renato Junior. Com ampla experiência interna na secretaria — onde atuou como subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento desde 2021 (com passagem anterior em 2019-2020) —, sua gestão reforça o compromisso com a continuidade de avanços técnicos, valorização de servidores e expansão da rede de atenção básica.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Salem possui pós-graduações em Business Administration Team Management (FGV-RJ), Gestão de Liderança em Logística e Governança Pública e Gestão Administrativa. Sua trajetória inclui atuação na iniciativa privada (consultoria, suprimentos e logística) e na Prefeitura, passando por Casa Civil, Semad e SEMSA, inclusive com papel relevante na organização da rede durante e após a pandemia.
Balanço inicial de ações e prioridades em 2026
Embora a posse tenha ocorrido há poucos meses (abril a junho de 2026), a gestão de Nagib Salem tem se pautado pela manutenção do padrão de excelência alcançado pela SEMSA nos anos anteriores, com foco em projetos estratégicos já em andamento:
Expansão e modernização da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS/USF): A secretaria segue entregas e reformas de unidades, ampliando o acesso à população. Exemplos recentes da gestão municipal incluem a entrega da USF Santos Dumont (zona Centro-Oeste, beneficiando cerca de 25 mil pessoas) e outras inaugurações como a USF Ilídio Almeida Lima, no bairro Aleixo, com estrutura moderna de porte 4, capaz de atender milhares de pessoas mensalmente com consultas, odontologia, vacinação, pré-natal e acompanhamento de doenças crônicas.
Reforço de recursos humanos: Convocações de profissionais de saúde via chamamento público (mais de 90 vagas anunciadas) e nomeações de aprovados em concursos públicos para fortalecer a rede. A SEMSA, com cerca de 12 mil servidores, prioriza a valorização profissional.
Projetos emblemáticos: Avanço na entrega do Hospital-Dia, considerado um marco, além de novas UBSs e um cronograma de reformas. Há também participação em iniciativas como parcerias com o UNFPA para saúde sexual e reprodutiva, e congressos para aprimoramento do SUS.
Gestão técnica e diálogo: Salem tem enfatizado a integração com o Conselho Municipal de Saúde, a Câmara Municipal (CMM) e outros órgãos. Participação em eventos como congressos Norte-Nordeste reforça o compromisso com políticas públicas baseadas em troca de experiências.
O prefeito Renato Junior destacou, na posse, critérios técnicos, empatia e conhecimento da “realidade da ponta” como motivos para a escolha, reforçando acompanhamento direto da saúde como prioridade. Salem, por sua vez, afirmou: “Assumo esta missão com responsabilidade… Temos projetos importantes em andamento, como o Hospital-Dia, além de novas UBSs, reformas e ações voltadas à valorização dos servidores.”
Perspectivas para o restante de 2026
Com a SEMSA como uma das maiores estruturas da Prefeitura, a expectativa é de continuidade na ampliação da cobertura da atenção básica, modernização de unidades, fortalecimento da vigilância em saúde e melhoria do atendimento humanizado. A gestão técnica de Nagib Salem, aliada à experiência interna, posiciona a secretaria para enfrentar os desafios específicos de Manaus, como demanda elevada e realidades territoriais complexas.
A nomeação e os primeiros meses sinalizam estabilidade e foco em resultados concretos para a população, mantendo Manaus como referência em avanços na saúde pública na região. Acompanhe atualizações no site oficial da Prefeitura para novos balanços.
